Make your own free website on Tripod.com

O PROGRAMA BÁSICO ALP

Programa para o Desenvolvimento da Biblioteconomia (ALP)


ÍNDICE  
  1. Conceito do programa
  2. Objetivos do Programa
  3. Objetivos Específicos
  4. Ponto Focal Internacional
  5. Projetos em andamento
  6. Como solicitar projetos
HP

O QUE É A IFLA? O ESCRITÓRIO REGIONAL BOLETIM DE NOTÍCIAS SÍTIOS ÚTEIS

A IFLA tem membros em 144 países ! Junte-se a essa família global ! Próximos congressos: 98-Amsterdam 99-Bangcoc 2000-Jerusalem 2001-Boston 2002-Glasgow


1. CONCEITO DO PROGRAMA

A finalidade do Programa Básico para desenvolvimento da biblioteconomia é promover a profissão bibliotecária, as instituições bibliotecárias e os serviços bibliotecários e de informação nos países menos desenvolvidos. Cobre, portanto, um amplo espectro das atividades bibliotecárias e desempenhaa um papel importante dentro da organização como catalizador das atividades orientadas para os países em desenvolvimento. O Programa ALP se concentra, particularmente, em temas de grande importância para os países em vias de desenvolvimento, não sempre considerados pelos outros programas básicos.

(Voltar)

2.OBJETIVOS DO PROGRAMA

Os objetivos do programa ALP são:

  • Promover a melhoria dos serviços bibliotecários e de informação nos países em desenvolvimento, para permitir-lhes desempenhar um papel ativo no processo de desenvolvimento nacional. Será dada ênfase à criação de condições apropriadas que permitam contribuir para as iniciativas nacionais e para um progresso sistemático que conduza à auto-suficiência.
  • Fortalecer as organizações bibliotecárias nacionais e regionais e investigar as maneiras de promover as relações práticas e significativas entre a IFLA e estas organizações.

(Voltar)

3.Objetivos Específicos

Os seguintes objetivos constam do Plano a Médio Prazo para o período 1992-1997:

(Voltar)

4. Ponto Focal Internacional

A Biblioteca da Universidade de Uppsala, na Suécia, abriga o PFI. Suas principais tarefas são:

(Voltar)

5. Projetos em andamento

Lista de Projetos aprovados e de atividades planejadas na América Latina e no Caribe:

  1. Projeto 7 - Criação de uma Associação de Escolas de Biblioteconomia do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) - responsável - uma escola de Biblioteconomia em cada país. Coordenador: o Diretor da Escola de Biblioteconomia da Universidade de Montevidéu.
  2. Projeto 36 - Atenção às comunidades indígenas da Venezuela através de serviços bibliotecários públicos - responsável - María Elena Zapata e Elizabeth Monascal, Diretoria das Redes Estatais de Bibliotecas Públicas.
  3. Projeto 48 - Levantamento dos recursos e serviços nacionais de informação nos Estados membros da OECS e revisão dos planos de desenvolvimento - responsável - Sandra John, Network Manager, OECS Information Network (INFONET).
  4. Projeto 306 - A.P.L.A. Curso Avançado para o Pessoas de Bibliotecas: Aruba e Antilhas Holandesas- responsável - Víctor Mathilda, Associação de Bibliotecas Públicas das Antilhas(A.P.L.A.).
  5. Projeto 313 - Reunião regional de especialistas em serviços bibliotecários em áreas rurais e semi-urbanas - Piura - Perú - responsável - Martha Fernández de López e Anahí Baylón, Biblioteca Nacional do Perú. Eduardo Villanueva Mansilla, repr. IFLA/LAC.
  6. Projeto 316 - INFOBILA (continuação do Projeto 27 - Informação e Biblioteconomia Latino- americana (pre-estudo) - responsável - Elsa Ramírez Leyva. Diretora do CUIB.
  7. Projeto 318 - Estudo de factibilidade para o resgate documental de grupos étnicos centro- americanos - responsável - Alice Miranda, Vice-decana Faculdade de Filosofía e Letras.
  8. Projeto 320 - Seminário latino-americano sobre a biblioteca, a leitura e o menino de rua - resposável - Lic María Trinidad Román. Centro Universitário de Investigações Biblioteconomicas, UNAM.
  9. Projeto 323 - "Workshop" Ferramentas para o desenvolvimento das bibliotecas - responsável - Marie Françoise Bernabé e Blanca Hodge.

Projetos em consideração:

  1. Projeto 321 - Implementação da Biblioteca Pública da Municipalidade de Wanchaq (Perú) - responsável - Oscar Valiente Castillo, Municipalidade Distrital de Wanchaq-Cusco
  2. Projeto 322 - Estudo de factibilidade para a extensão do serviço de informação de uma biblioteca escolar - responsável - E.L. González e A.L. Casanova, Escola Nº 1 Nicolás Avellaneda.

(Voltar)

6. COMO SOLICITAR PROJETOS

Em construção

(Voltar)


O QUE É A IFLA? O ESCRITÓRIO REGIONAL BOLETIM DE NOTÍCIAS SÍTIOS ÚTEIS

HP