Make your own free website on Tripod.com
A Diretoria de Bibliotecas Públicas da Bahia, órgão subordinado à Secretaria da Cultura e do Turismo / Fundação Cultural do Estado da Bahia, coordena o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, o qual foi criado pelo Decreto no. 22.103 de 4/11/1970.

Ela tem como função planejar e traçar a política de Bibliotecas Públicas do Estado, e gerir, acompanhar e avaliar as atividades das unidades do Sistema: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, Biblioteca Anísio Teixeira, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Biblioteca de Extensão e Biblioteca Thales de Azevedo, sediadas em Salvador, e a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, em Lençóis.

Sua ação se estende aos municípios, promovendo a criação, expansão e integração das bibliotecas municipais, tendo-se assim a Rede Estadual de Bibliotecas Públicas.

São nossos objetivos:

  1. Incentivar a leitura, não só como lazer e auto-realização, mas também como uma forma de elevar a qualidade de vida do cidadão e de garantir sua libertação como indivíduo;
  2. Garantir o acesso a todo tipo de informação, incentivando a reflexão e a participação do indivíduo no processo sócio-cultural;
  3. Exercer o papel de agência educadora, complementando, em caráter permanente, o trabalho desenvolvido pela escola;
  4. Registrar e preservar a memória cultural baiana, incentivando novas formas de manifestação cultural;
  5. Apoiar o Governo do Estado da Bahia no alcance de suas metas, tornando a comunidade esclarecida e consciente de sua cidadania.