Make your own free website on Tripod.com

BIBLIOTECA JURACY MAGALHÃES JÚNIOR

Construída com o apoio do Plano Nacional de Educação e aberta ao público em 23 de setembro de 1968. Localizada na antiga Rua do Banco de Areia, em frente ao mar, no agradável bairro do Rio Vermelho. Dentro da nova concepção das funções de uma biblioteca pública, a Juracy Magalhães vem expandindo sua ação, firmando-se como importante centro cultural. Na gestão do então Governador Antonio Carlos Magalhães, a Biblioteca foi totalmente reformada e reaberta ao público em 21 de maio de 1993. Ocupa atualmente uma área de 351 metros quadrados.

A Biblioteca possui uma "brinquedoteca" que oferece brinquedo educativos ao público infantil. São intensificadas as atividades de incentivo ao hábito de leitura, utilizando-se para isso o acervo de literatura e revistas infanto-juvenis. Programas como a "Hora do Conto", dramatizações, jogos e teatros de fantoches são atividades normalmente desenvolvidas na Biblioteca.

A história do Rio Vermelho está sendo reconstruída através da ação conjunta da Biblioteca e da Comunidade do bairro. Depoimentos de antigos moradores, fotos e livros preservam a Memória do Bairro.

1. ORGANOGRAMA

Voltar

2. INFORMAÇÕES E ASSISTÊNCIA AO PÚBLICO

Na Seção de Informação e Assistência ao Público temos:

  1. Estudos e Pesquisas - obras de referência, livros técnicos e didáticos; o leitor tem acesso aos catálogos e as estantes e pode consultar as obras no local; os bibliotecários, quando necessário, orientam as pesquisas e encaminham o leitor para bibliotecas especializadas.

  2. Periódicos - coleção composta de 8 títulos correntes de revistas e 8 de jornais; os leitores têm acesso às estantes e também podem fazer consultas no local; os jornais ficam em exposição e à disposição para consulta durante dois meses; os bibliotecários lêem os jornais, identificam e marcam os assuntos de interesse da comunidade e, após dois meses, recortam e arquivam em pastas de grandes assuntos

  3. Setor de Empréstimos - o acervo disponível para empréstimo é composto de obras de literatura, livros técnicos e didáticos.
Voltar

3. DINAMIZAÇÃO CULTURAL

É responsável pela Memória do Bairro; possui um manual de serviço para a interação Biblioteca/Comunidade; as atividades culturais da Biblioteca são desenvolvidas em conjunto com a Gerência do Sistema de Bibliotecas da Diretoria de Bibliotecas Públicas.

Voltar

4. ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Endereço:
Rua Guedes Cabral s/no. - Rio Vermelho
40.223-850 Salvador - Bahia
Tel.: (071) 237-7536

Horário: 08:00 às 19:00 hs.

Voltar

5. SERVIÇOS

Periódicos, leitura e pesquisa, circulante, infanto-juvenil, documentários e fotos sobre o bairro do Rio Vermelho.