Make your own free website on Tripod.com

BIBLIOTECA DE EXTENSÃO

A Biblioteca de Extensão - BIBEX, criada em 17 de abril de 1985, através do decreto no. 31615, tem por função social proporcionar ações descentralizadas, atuando em áreas consideradas de carência bibliográfica e de relevante densidade populacional de modo a possibilitar o desenvolvimento educativo, informativo e cultural das comunidades de bairros periféricos e municípos vizinhos, competindo-lhe:
I. programar, executar e avaliar projetos e atividades específicas da Diretoria de Bibliotecas Públicas - DIBIP relativos à extensão das ações junto às comunidades;
II. programar, executar e avaliar projetos e atividades voltadas para o estímulo, a formação e o desenvolvimento do hábito de leitura;
III. assegurar amplo acesso à informação de caráter geral e utilitário como forma de promover o desenvolvimento sócio-cultural das comunidades;
IV. assegurar mecanismos de apoio efetivo à educação permanente;
V. assegurar oportunidades de lazer cultural;
VI. exercer outras atividades correlatas.
Essas açòes desenvolvem-se atualmente através de dois projetos, Carros-Biblioteca e Caixas-Estante, e incluem o atendimento de comunidades confinadas (presídios, abrigos de idosos e orfanatos). A divulgação da BIBEX é feita através de jornais, televisão, rádios e alto-falantes.

1. ORGANOGRAMA

Voltar

2. CARROS-BIBLIOTECA

Obedecendo a uma escala pré-estabelecida, deslocam-se diariamente para localidades carentes de bibliotecas fixas, estacionando em praças, conjuntos residenciais ou próximos de escolas, igrejas, etc. Oferecem material didático, de informação e de lazer para consulta no local e para empréstimo domiciliar, mediante inscrição gratuita.

Os carros-biblioteca atendem a locais distribuidos entre bairros, periferia e municípios da região metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas, Simões Filho e Candeias.

Além da consulta local e empréstimo de livros, o usuário participa de atividades de animação cultural tais como: hora de ouvir história, teatrinho de bonecos, concursos, audições musicais, palestras, projeções de filmes, etc.

Para se inscrever no Carro-Biblioteca basta apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço. O usuário terá direito de levar para casa até dois (2) livros, por um prazo de oito (8) dias.

Voltar

3. CAIXAS-ESTANTE

São mini-bibliotecas ambulantes com 500 a 600 títulos de livros, instaladas gratuitamente em instituições como creches, presídios, abrigos de idosos, reformatórios, orfanatos, associações de bairros, centros sociais urbanos, etc.

As Caixas-Estante permitem difundir o uso do livro de maneira simples e racional, possibilitando as leituras formativa, informativa e recreativa.

O acervo para estas caixas é rigorosamente selecionado, tendo em vista o público ao qual se destina.

Cada caixa permanece na instituição por um período, quando então é recolhida para renovação ou ampliação do seu acervo.

O sistema de consulta, empréstimo à domicílio e lazer cultural assemelha-se ao do Carro-Biblioteca.

Cada instituição que recebe uma Caixa-Estante deve designar um encarregado, responsável pela movimentação e conservação dos livros nela contidos. Cabe à BIBEX o treinamento do encarregado, acompanhamento do serviço e fornecimento do material necessário ao funcionamento da Caixa.

Voltar

4. ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Endereço:
Biblioteca de Extensão (BIBEX)
Rua General Labatut, 27
Subsolo - Barris
40.070-100 Salvador Bahia
Tel.: (071) 321-4555

Horário: 08:00 às 19:00 hs.

Voltar

5. SERVIÇOS

Carros-Biblioteca e Caixas-Estante.