Make your own free website on Tripod.com

BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA

Criada em 1948 com o nome de Biblioteca Central de Educação, funcionou inicialmente na Secretaria de Educação, durante a gestão do Prof. Anísio Teixeira. Em 1956, o Sr. Adriano Vianna doou a casa onde funciona atualmente a Biblioteca, no Centro Histórico de Salvador, num gesto de grande generosidade para com o povo baiano. Em 1985, em homenagem ao seu fundador, foi denominada Biblioteca Anísio Teixeira. Em 1994 passou por uma grande reforma, quando suas instalações foram ampliadas, seu acervo enriquecido, funcionado hoje em um ambiente moderno e aconchegante.
A proposta da Biblioteca Anísio Teixeira é ser fonte de educação permanente, favorecendo a atualização do conhecimento através de todo tipo de publicação. Ela vem atuando junto à comunidade, reforçando o direito do cidadão de ter acesso sem restrição a qualquer tipo de informação, independente de seu nível intelectual ou social, tornando-o mais consciente dos seus direitos, de suas responasbilidades e de seus deveres. Dentre os seus serviços, destacam-se o Banco de Livros, que é a participação efetiva do leitor na biblioteca, teatrinho, musicais e todo tipo de recreação em plena praça pública contando com a participação de todas as crianças que estejam presentes. A mesma programação é extendida às creches e às enfermarias de hospitais onde se encontrem crianças enfermas, para lhes levar um pouco de alegria, divertimento e esperança.

1. ORGANOGRAMA


Voltar

2. INFORMAÇÕES E ASSISTÊNCIA AO PÚBLICO

Na Seção de Informação e Assistência ao Público temos:

  1. Estudos e Pesquisas - obras de referência, livros técnicos e didáticos; o leitor tem acesso aos catálogos e as estantes e pode consultar as obras no local; os bibliotecários, quando necessário, orientam as pesquisas e encaminham o leitor para bibliotecas especializadas.

  2. Periódicos - coleção composta de 6 títulos correntes de revistas e 7 de jornais; os leitores têm acesso às estantes e também podem fazer consultas no local.

  3. Empréstimo - o acervo disponível para empréstimo é composto de obras de literatura, livros técnicos e didáticos; o fluxo de empréstimo é bastante alto.

Voltar

3. DINAMIZAÇÃO CULTURAL

É responsável pelo gerenciamento do Banco de Livros, serviço criado em 28/10/1987 através de convênio de doação firmado entre a BAT e o renomado Professor Adnoel Motta Maia, com a finalidade de desenvolver um intercâmbio de livros entre o leitor e a biblioteca.


Voltar

4. ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Endereço:
Av. Sete de setembro, 105 - Ladeira de São Bento
40.060-000 Salvador - Bahia
Tel.: (071) 320-9427

Horário: 08:00 às 19:00 hs.


Voltar

5. SERVIÇOS

Periódicos, leitura e pesquisa, empréstimo.