Make your own free website on Tripod.com

INFORMATIZAÇÃO

A Diretoria de Bibliotecas Públicas, órgão da Fundação Cultural do Estado da Bahia, subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo, integra na sua estrutura administrativa sete bibliotecas da Capital e uma em Lençóis, com um acervo total de 240.000 volumes. Para que este sistema alcance seu objetivo de tratar, preservar e disseminar o grande acervo que possui, está sendo iniciado um grande projeto de informatização em rede, o que permitirá ao usuário acessar a informação desejada a partir de qualquer biblioteca do sistema ou de seu computador pessoal.

Objetivos da informatização do sistema:

  • Atuar de forma integrada permitindo assim compartilhar e maximizar o uso dos recursos de informação, disponíveis nas bibliotecas da rede estadual;
  • Facilitar o acesso ao rico acervo de documentos, integrado por coleções que estão geograficamente distantes em 7 locais da cidade e 1 em Lençóis;
  • Maior agilidade e poder na pesquisa e recuperação da informação;
  • Melhoria do processo de gerenciamento do Sistema de Bibliotecas Públicas;
  • Ampliação do acesso ao acervo das bibliotecas públicas via Internet, acesso discado, CD-ROM;
  • Acesso às maiores redes de bibliotecas, museus e inúmeras instituições de pesquisas de qualquer parte do mundo;
  • Instalação de publicações eletrônicas.
  • Processamento de imagem, possibilitando a digitalização de dados com "scanner" e registros em discos óticos da coleção de periódicos e obras raras que poderão ser lidos sem danos para o documento original.

Integração das bibliotecas

O sistema informatizado permitirá a integração de todas as bibliotecas em plataforma de operação única, oferecendo condições de entrada centralizada de dados para todo o sistema e, simultaneamente, pesquisa em todas as bibliotecas.
O catálogo de cada biblioteca poderá ser acessado como uma única fonte de informações. Está prevista para junho de 1998 a integração em rede das bibliotecas do sistema.

Processamento de imagens

Prevê-se para o início de 1999 o uso do processamemto de imagens.
A digitalização de documentos através do uso de "scanner" permitirá que obras raras e valiosas possam ser lidas sem manuseio, através das telas dos computadores ou em cópias em papel, garantindo assim a preservação dos originais e promovendo ainda o acesso mais amplo a esses documentos.

Acesso aos catálogos na Biblioteca Pública

O sistema atualmente já contém 45.000 obras catalogadas e disponíveis ao público, onde se destacam obras de referência, biblioteca circulante, obras valiosas pertencentes ao acervo de diversas bibliotecas da rede.
O acesso ao sistema funciona no Setor de Empréstimo e também nos setores de Obras Valiosas, Arte, Documentação Baiana e Infantil.

Voltar